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Alternativas podem reduzir acidentes com motociclistas, defende pesquisador da UnBAlternatives can decrease accidents with

14/07/2013

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Só vemos motociclistas de capacete em grandes cidades. Já no interior quase ninguém usa. E pior, ainda, carregam três, quatro pessoas em um meio de transporte que pode levar apenas duas pessoas

No acidente de trânsito é preciso levar em conta duas frentes: a via e o condutor. De acordo com Artur Morais, especialista em política pública de transportes e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), no Brasil há problemas sérios de vias, de construção, de desenho, de manutenção e, ainda, com o condutor. Ele atenta que o motorista, seja de carro ou de moto, não respeita a sinalização, o trânsito, dirige de forma irresponsável e acima do limite de velocidade. Isso sem falar na falta de equipamentos de segurança. O especialista aponta que esses itens não diminuem o número de acidentes, entretanto minimiza os impactos e, por ventura, os traumas, a severidade do resultado de uma batida.

“O motociclista precisa por na cabeça que ele é o mais fraco, mais frágil, quando está no trânsito compartilhado com carro, ônibus e caminhão. Então ele deve ser mais preventivo que arrojado. Vemos muitas manobras audaciosas”, assinala Morais ao afirmar que muitos desses condutores são inabilitados. Ele defende que todo motociclista deveria ter carteira de habilitação (a maioria não tem) e andar de capacete. “Só vemos motociclistas de capacete em grandes cidades. Já no interior quase ninguém usa. E pior, ainda, carregam três, quatro pessoas em um meio de transporte que pode levar apenas duas pessoas”, adverte ao destacar que é preciso que o motociclista cumpra o que está previsto em lei.

Morais salienta que o problema da moto é que ela não tem para-choque, por isso ao bater ou passar em um buraco, o condutor pode cair e se machucar. “Quantos casos ocorrem de motociclistas que desequilibram e caem debaixo de um caminhão, devido à imprudência”, questiona o especialista ao alegar que essa agressividade no trânsito, faz com que muitas vezes o motociclista caia sozinho, sem fechada nem nada. Por isto, não se deve andar no corredor, especialmente entre os ônibus e caminhões. Segundo o pesquisador da UnB, este condutor está exposto até mesmo às correntes de vento que ele não está preparado.

Moto: problema no campo e na cidade
O pesquisador avalia que hoje em dia, especialmente em cidades do interior, é muito comum a moto substituir o cavalo. Ele assegura que a maioria dessas pessoas aprende a pilotar sozinha, acha que é igual andar de bicicleta, e aí mora o perigo. “O perfil de quem usa moto é de pessoas mais jovens, com pouco tempo de experiência em pilotar, às vezes, até menor de idade. Na maioria dos casos tem pouco tempo de habilitado e de utilização de moto”, realça ao antecipar que a ineficiência do transporte público motiva a pessoa a adquirir um meio de transporte próprio.

“Muitas pessoas, especialmente de baixo poder aquisitivo, acabam adquirindo moto, pois conseguem praticamente pagar a prestação com o valor do vale-transporte que recebem”, lamenta ao observar que as motos de baixa cilindrada são as mais procuradas por iniciantes e condutores inexperientes. Para o pesquisador o que representa perigo não é a moto, mas sim o condutor.

Mudanças são necessárias
Para o especialista em política pública de transportes, é possível compartilhar o espaço seguido regras. Algumas já existem, como: andar de capacete e ser habilitado. “Mas temos que aproveitar para mudar outras, a exemplo da moto poder circular entre os carros. Isso precisa mudar. Ela deve andar como outro veículo e não no corredor”, afirma ao alertar que isso gera um potencial de risco muito grande. Morais reconhece que se tivéssemos espaço para construir vias para motociclistas seria ótimo. Mas, não há espaço urbano para isso. “A legislação precisa ser mais rígida. Exigir habilitação e fiscalizar é fundamental”, ressalta.

SBMT no caminho certo
Levantar a discussão sobre o tema é de grande relevância, como tem feito a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), ao longo dos últimos anos, mostrando a nova cara da medicina tropical.

Conforme recomenda o especialista em política pública de transportes é preciso buscar alternativas, a fim de reduzir o índice de acidentes envolvendo motociclistas. Ele adianta que estudos nesse sentido são sempre bem-vindos, a exemplo da recente iniciativa da PLOS – cuja missão é acelerar o progresso da ciência e da medicina – em priorizar os acidentes de trânsito e propor a elaboração de artigos sobre a temática.

“Ouvimos falar de iniciativas e ideias para tentar reverter esse quadro. Na China, por exemplo, colocaram as motos em corredores exclusivos, juntamente com os ônibus. Não sei se essas iniciativas resolvem ou aumentam a carnificina que existe”, declara ao questionar o que vale mais: segurança ou agilidade? E conclui que é uma escolha errada abrir mão da segurança em prol da agilidade e da movimentação.

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We only see motorcycle drivers using helmets in the big cities. In the interior, almost no one uses. And worse: they carry three, four people in a vehicle that can only transport two people

In a traffic accident, it is necessary to consider two things: the road and the driver. According to Artur Morais, specialist in transportation public policy and researcher from the Brasilia University (UnB), Brazil has serious issues in roads, construction, design, maintenance and, with drivers. He warns that the driver, either car or motorcycle drivers, do not respect street signs, traffic, drives irresponsibly and above all, does not respect speed limits. Not to mention the lack of safety equipment. The specialist points that these items do not reduce the number of accidents, although they can minimize the impacts, and eventually, the traumas, the severity of the crash’s result.

“The motorcycle driver needs to understand the he is the weakest, the most fragile, when in traffic along with cars, buses and trucks. This demands that he is more preventive than dashing. We see too many audacious maneuvers”, signs Morais affirming that many of these drivers are not licensed. He defends that every motorcycle driver must have a driver’s license (most do not) and always wear a helmet. We only see motorcycle drivers using helmets in the big cities. In the interior, almost no one uses. And worse: they carry three, four people in a vehicle that can only transport two people”, adverts highlighting that the driver must obey the law.

Morais points that the motorcycle problem is that it does not have bumpers, this way, when hitting or falling in a hole, the driver can fall and suffer serious injuries. “How many cases are there of motorcycle drivers that unbalance and fall under trucks, due to rashness”, he says remembering that the traffic aggressiveness may cause the motorcyclist to fall by himself. This way, they should not drive in the corridors, especially between buses and trucks. According to the UnB researcher, this driver is even affected by the wind currents that he is not aware of.

Motorcycles: a problem in the country and in the city
The researcher thinks that very commonly the motorcycle has been replacing horses, especially in the countryside cities. He assures that most of these people learn to drive by themselves, and judge to be very similar to riding a bicycle and that is where the problem is. “The profile of the biker is young people, with little driving experience, and sometimes underage. In most of the cases, the driver is licensed and knows how to drive a bike for a short time”, he says remembering that the inefficiency of the public transport brings people to self-transport.

“Many people, especially low-income people, eventually buy motorcycles, since they can be paid with the public transportation tickets they receive”, he regrets when noticing that low cylinder bikes are aimed by initiates and inexperienced drivers. The researcher thinks the problem is not the bike, but the driver.

Chances are needed
To the eyes of the public transportation specialist, it is possible to share the space under certain rules. “But we need to change some others, for example, the motorcycle being allowed to drive between cars. This needs to change. It must behave as other vehicles, not in the corridor”, he affirms warning that this creates a very large risk potential. Morais acknowledges that it would be great if we had enough space to create separate runways for motorcycles. But, there is no urban space for that. “The laws must be more rigid. Requiring the driver’s license and invigilate is fundamental”, he points.

BSTM in the right path
Raising the discussion on the theme is of great relevance, as the Brazilian Society of Tropical Medicine (BSTM) has been doing for the last few years, showing the tropical medicine’s new face.

As the specialist in public transportation suggests, seeking alternatives is necessary, in order to reduce the accident index involving motorcyclists. He brings up that studies in this matter are always welcome, exampling PLOS – whose mission is to accelerate Science and medicine progress – prioritizing traffic accidents and proposing the creation of articles in this matter.

“We hear about initiatives and ideas to revert this scenario. I.E. in China, motorcycles are put in exclusive runways along with buses. I don’t know if these initiatives solve or increase the slaughter”, he says asking which is more important: safety or speed. He concludes that it is a wrong to choose speed and agility rather than safety.