Notícias

Presidente da SBMT e novo Secretário de Vigilância em Saúde do MS alinham prioridades

Secretário Wanderson Kleber Oliveira solicitou apoio da SBMT neste momento de reestruturação do Ministério da Saúde

04/02/2019

Em sua primeira agenda, o Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Wanderson Kleber Oliveira, recebeu nesta quarta-feira (23) o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Sinval Pinto Brandão Filho, e o vice-presidente, Gustavo Romero, para tratar assuntos referentes às parcerias em andamento com a Sociedade e ainda o 55º Congresso da Medicina Tropical que este ano ocorre juntamente com o da Parasitologia.

width=400

A parceria da SBMT com a SVS tem perspectivas de fortalecimento com a gestão do secretário Wanderson Kleber Oliveira. Fundamental o diálogo neste momento, ainda mais com parceiros históricos, destacou o Dr. Sinval Pinto Brandão Filho

Durante a reunião, o secretário destacou algumas prioridades que pretende implementar à frente da SVS e ressaltou a priorização técnica do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Na ocasião solicitou o apoio da SBMT e adiantou que o Congresso será uma ótima oportunidade para discutir os programas do Ministério da Saúde. “As ideias que temos de mudanças serão postas em debate no MedTrop”, completou.

A reunião abordou ainda a cooperação entre a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (RSBMT) e a Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde. “Essa parceria vai agregar assuntos de interesse tanto para a Medicina Tropical quanto para o corpo técnico das três esferas”, apontou o Dr. Sinval.

Por fim, o Dr. Sinval convidou o secretário Wanderson para participar do evento histórico representado pela realização simultânea do MedTrop 2019, XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 34ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, e CHAGASLEISH 2019 que será realizado em Belo Horizonte, de 27 a 30 de julho. O Secretário de Vigilância em Saúde sinalizou o compromisso da SVS em apoiar o evento. “O congresso é prioritário, um evento muito importante, e vamos seguir a tradição de apoiar a sua realização”, disse. O Dr. Sinval externou o agradecimento ao apoio da SVS para a realização deste evento e lembrou que os congressos da SBMT é justamente onde se discutem os programas com a comunidade científica.