_destaque, Notícias

SBMT divulga nota de apoio às vacinas aprovadas pela Anvisa

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) ratifica apoio integral à imunização com vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

01/01/2021

width=399A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) ratifica apoio integral à imunização com vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reforça que a vacinação é uma medida essencial de combate efetivo à disseminação da COVID-19. A SBMT enfatiza que as vacinas passaram por rigorosa avaliação técnica da Anvisa antes de serem liberadas para uso na população. A importância da vacinação não está somente na proteção imunológica individual, mas sobretudo em sua aplicação de forma coletiva e na possibilidade de contenção da propagação da pandemia Ao longo de toda a história, a vacinação tem sido uma das estratégias de política pública mais eficazes para a prevenção de doenças.

A SBMT saúda com otimismo este momento histórico no combate ao coronavírus e conclama toda a população brasileira a aderir ao Plano Nacional de Imunização e ressalta que enquanto a vacinação não for possível a todos, é fundamental que sejam mantidos os protocolos protetivos individuais, bem como as medidas de prevenção que já se provaram eficazes e que podem salvar vidas: o uso de máscaras, a lavagem das mãos, a higienização de superfícies e objetos, e a manutenção e o respeito ao distanciamento social, pois o agravamento da pandemia não pode ser dissociado do afrouxamento do isolamento social. Cada indivíduo tem o seu papel em proteger a vida e a saúde de todos.

A SBMT reconhece a espetacular conquista da ciência com a chegada da vacina, primordial para conter a pandemia, que já vitimou mais de 211 mil pessoas em todo o Brasil, bem como o valoroso trabalho dos profissionais que tão incansavelmente têm se dedicado a salvar vidas e atenuar as sequelas da doença, ao tempo que lamenta as irreparáveis vidas perdidas que aniquilam a população brasileira. A SBMT reitera ainda que não pactua com qualquer atitude que seja contrária à campanha de imunização, disseminação de informações falsas e notícias que contrariem as evidências científicas. Mais do que nunca, a colaboração e a participação de todos na prevenção da COVID-19, sem viés ideológico ou partidário, são fundamentais para preservação de vidas. Somos a favor da vacina, vacina é vida. Somos a favor da ciência, ciência salva.

Por fim, a SBMT lança o alerta a todas as autoridades sanitárias brasileiras em níveis federal, estadual e municipal para o risco de aumento de incidência de casos de COVID-19, além do risco do incremento de casos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) que comumente ocorrem neste período do ano e que podem levar, sem o planejamento necessário, ao colapso dos sistemas de saúde, inclusive com agravamento dos casos leves e moderados por ocorrência de co-infecções com a COVID-19.