Notícias

15ª Expoepi começa semana que vem. Confira tudo que irá acontecer na Mostra

03/05/2017

width=400A 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) já é semana que vem, e os participantes podem se programar e ficar por dentro de toda a programação preparada para os três dias do evento. A Expoepi é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da saúde (SVS/MS) que objetiva valorizar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e mostrar as melhores ações realizadas na área. A mostra é reconhecida por difundir os serviços de saúde do SUS, que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a Saúde Pública.

A programação desta edição contará com nove oficinas de trabalho, que acontecerão no pré-congresso, no dia 27. Entre os dias 28 e 30 de junho os participantes poderão se revessar entre 17 painéis temáticos, 15 mostras competitivas, duas mesas redonda e 13 sessões de pôsteres. Nas oficinas pré-congresso, que já estão com lotação máxima, serão diversos temas trabalhados, como doenças imunopreviníveis, saúde ambiental e do trabalhador, infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids, tuberculose, investigação de surtos, entre outras.

Os painéis e mostras abordarão os mais variados temas da vigilância em saúde, dando espaço para discussões atualizadas e aprofundadas sobre o panorama da saúde no Brasil. Serão abordados os desafios atuais em vigilância de doenças transmissíveis, a vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza, a integração das ações da vigilância com a assistência, promoção e prevenção em saúde, malária, tuberculose, imunização, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e a eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis.

Além disso, temas atuais como a vigilância da violência contra mulheres, crianças e adolescentes, o saneamento ambiental e consequências para a saúde e as ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde, terão espaços garantidos nas discussões.

Como nos anos anteriores, a Expoepi trará o Prêmio RESS evidencia: melhor artigo publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde – a revista do SUS, além do prêmio Carlos Chagas, que prestigiará as melhores investigações de surtos conduzidas pelas esferas estadual e municipal do SUS.

Ainda está prevista a exposição fotográfica de Joelson de Souza, MacroAmor com fotos emocionantes de crianças com microcefalia e seus familiares. No stand do Ministério da Saúde, os interessados poderão participar da versão experimental do Guardiões da Saúde, aplicativo que ajudará na vigilância participativa de doenças transmissíveis.

Durante a mostra, será lançado o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose. O documento irá definir os indicadores utilizados para monitorar as ações empregadas por estados e municípios na rede de atenção à saúde. A solenidade terá a presença do secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante, e está prevista para acontecer no dia 29, quinta-feira, às 08h30. Outras publicações serão lançadas na Expoepi, como o Saúde Brasil 2015-2016 – uma análise da situação de saúde e da epidemia pelo vírus Zika e por outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS, entre outras produções, que estarão disponíveis no stand do Ministério da Saúde.

Este ano haverá também sessão de cinema, com a exibição do filme Snow, produção que homenageia John Snow, reconhecido como o pai da epidemiologia moderna. Nos intervalos da programação da 15ª Expoepi serão exibidos filmes de curta metragem produzidos pelo Ministério da Saúde em todos os auditórios do evento e outros curtas.

Tudo isso e muitas outras atividades estão aguardando por você na 15ª Expoepi.

Saiba mais em: www.15expoepi.com.br