Notícias

53º MedTrop: Premiações movimentam primeiro dia

Cerimônia de abertura do evento contou com homenagens e premiações

30/08/2017

O MedTrop, além de ter seu foco na  reciclagem do conhecimento dos profissionais que atuam nas áreas de abrangência da Medicina Tropical, levando o conhecimento aos profissionais de saúde, amplia sua atuação tornando-se um ambiente de grandes encontros e o palco de homenagens aos que merecem destaque.

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), em toda a sua tradição, honra a sua história ao expressar sua sensibilidade, admiração e respeito às pessoas que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, dos sistemas de saúde e dos direitos humanos nas temáticas de Doença de Chagas e de Leishmanioses nos planos nacional e internacional.

Para isso, homenageou os pesquisadores que trouxeram contribuições significativas para o entendimento da cadeia de transmissão e da doença, com reflexo no desenvolvimento de abordagens diagnósticas, terapêuticas e preventivas: doutor Mauro Célio Marzochi e João Carlos Pinto Dias (leishmanioses e doença de Chagas, respectivamente).

width=650

Valorizar profissionais da área de comunicação que colaboram para disseminar informações e conhecimentos à população sobre doenças tropicais, ajudando na prevenção e no controle das doenças é o objetivo do Prêmio Jornalista Tropical. Este ano, as jornalistas Marília Marasciulo (“Desigualdade faz mal à saúde”, veiculada na Revista Galileu, na edição de abril de 2017); Karine Wenzel (“Inimigo Invisível”, veiculada, em 11 de março de 2017, no Diário Catarinense); Jéssica Welma (“Quem Mata o Mosquito”, publicada em 28 de abril de 2017, no Portal Tribuna do Ceará); e Celina Paiva (“UnB participa de pesquisa para desenvolver vacina contra a dengue”, transmitida pela UnBTV, em 23 de maio de 2016), receberam o título de Jornalista Tropical 2017.

width=650

A SBMT, objetivando estimular jovens pesquisadores na área de medicina tropical e mantendo o reconhecimento aos melhores trabalhos inscritos por meio de premiação dos três melhores por categoria concedeu o Prêmio Jovem Pesquisador 2017 na categoria mestrado para: Heruza Einsfeld Zogbi – 1º lugar, Hiocleson Najibe dos Santos – 2º lugar e Jordam William – 3º lugar / na categoria graduação para: Marize teixeira vitório – 1º lugar, Vitor Colpo Paes – 2º lugar e Alice Tobal Verro – 3º lugar / na categoria doutorado para:  Thiara Manuele Alves de Souza – 1º lugar, Andressa de Matta Durans – 2º lugar e Andre de Abreu Rangel Aguirre – 3º lugar.

width=650

Com o objetivo de incentivar jovens profissionais promissores que trabalham na área da Medicina Tropical, o Instituto Mérieux promove em todo o mundo, a premiação a pesquisadores ou clínicos no início da carreira que atuem em ações que resultam em um impacto significativo na área. Para maximizar a visibilidade do prêmio e garantir uma seleção adequada dos candidatos, o Instituto Mérieux estabelece a parceria com entidades representativas estabelecidas em cada país. E este ano, o Instituto Mérieux fechou parceria com a SBMT. E o grande vencedor do Young Investigator Award foi o Dr. Julio Croda, que recebeu honraria das mãos do Dr. Marc Bonneville e da Dra. Glaucia Baccala, representantes do Instituto Merieux.

width=650

E para encerrar a noite em grande estilo, entre as premiações tradicionais e já consagradas pela comunidade científica foi entregue a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas ao doutor Pedro Luiz Tauil – doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (UnB), onde atualmente é professor colaborador voluntário, junto à área de Medicina Social da Faculdade de Medicina e do Programa de pós-graduação em Medicina Tropical. Dr. Tauil possui experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia e controle de malária, dengue e febre amarela e metodologia epidemiológica. Há quase cinco décadas estuda o comportamento de doenças contagiosas, como a dengue, a febre amarela e a malária.

width=650