Notícias

Fórum Social Brasileiro para o Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas: 5º Encontro realizado virtualmente de 10-12 de dezembro de 2020

Em todas as suas edições anteriores o Fórum sempre contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

29/12/2020

width=371O Fórum Social Brasileiro para o Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas é um espaço de encontro anual articulado por movimentos e organizações sociais, universidades, estudantes, centros de pesquisa e pela comunidade civil para discutir e lutar pela defesa dos direitos humanos e sociais das pessoas e comunidades afetadas e/ou vivendo com doenças infecciosas e negligenciadas, por meio de um espaço democrático de representação, apoio, empoderamento, articulação e visibilidade.

Nesse espaço, há o acolhimento de representações no enfrentamento da doença de Chagas, da leishmaniose, da hanseníase, da esquistossomose, das hepatites virais e da filariose linfática. Doenças que compartilham múltiplos contextos de negligência e que aproximam por desafios em comum.

Em 2020, o 5º encontro do Fórum Social Brasileiro para o Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro sob formato virtual, respeitando o distanciamento social como medida de prevenção da COVID-19 [https://www.nhrbrasil.org.br/atividades/noticias/245-forum-de-enfrentamento-das-dtns-tera-edicao-virtual.html].

Em um ano marcado por uma crise sanitária global, o Fórum apresentou como tema central: “Os efeitos da pandemia no acesso à atenção à saúde para Doenças Tropicais Negligenciadas em cenários de desigualdades socioeconômicas: Papel das lideranças e da mobilização da sociedade”. A agenda do Fórum foi elaborada de modo participativo, considerando um eixo temático para cada dia, de modo a direcionar estrategicamente os debates e discussões construídos ao longo do evento, a saber:

1º dia – Tema: Pesquisas em doenças negligenciadas no contexto da pandemia, com mediação de Eloan Pinheiro (Consultora Independente / Especialista em Tecnologia Farmacêutica e Saúde Pública) e exposições de Andréa Silvestre (Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e membro da SBMT), Josefa Oliveira da Silva (Associação RioChagas), Aparecida Benedita dos Santos (Associação dos Chagásicos da Grande São Paulo – ACHAGRASP), Francisco José de Lima (representando pessoas acometidas pela Leishmaniose).

2º dia – Tema: Reflexões acerca da atenção primária à saúde para DTN na pandemia, com mediação de Roberto Dusi (Médico epidemiologista, sanitarista e doutor em Medicina Tropical) e exposições de Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade), Patrícia Soares (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN), Marly Araújo (Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase – GAMAH), Dircilene Mendonça (Representante de Pessoas Acometidas pela Filariose).

3º dia – Tema: Reinventar o papel das lideranças no contexto da pandemia – Exercício do controle social frente às políticas públicas, com mediação de Socorro Sousa (Pedagoga e pós-doutorado em Saúde Coletiva) e Eliana Amorim (Docente da Universidade Federal da Bahia e Consultora da NHR Brasil), com exposições de Fernando Pigatto (Presidente do Conselho Nacional de Saúde), Maria Suzana do Nascimento (Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados), Neide Barros Silva (Movimentos contra Hepatites Virais – Natal/RN), e Moisés Dionísio (representando pessoas acometidas pela esquistossomose).

Ao todo, foram realizadas mais de 300 inscrições entre ouvintes, expositores, e mediadores do Fórum, transmitido pela plataforma virtual e pelo canal oficial da NHR Brasil no Youtube. A transmissão dos três dias do evento, ao vivo, pelo canal do Youtube alcançou mais de 1.200 visualizações. Para os momentos destinados aos debates, os ouvintes, expositores e demais participantes utilizaram inscrições para fala, além do chat das plataformas para a elaboração de perguntas, comentários e trocas de experiências.

As apresentações e debates durante o evento fomentaram as discussões nos eixos prioritários e formaram a elaboração de carta de posicionamento com apontamentos e demandas com vistas a proporcionar acesso à saúde de forma integral, equânime e universal a todos os cidadãos e cidadãs atingidos por doenças negligenciadas e infecciosas, considerando, sobretudo, o atual cenário da pandemia e todos os obstáculos que surgem a partir dela.

A forte presença da participação social e de lideranças, além de professores e alunos de universidades, pesquisadores e profissionais de saúde do SUS, legitima os diversos aspectos tratados ao longo do encontro.

Open Letter from the 5th Brazilian Meeting of Social Movements to Fight
Infectious and Neglected DiseasesBrazilian Social Forum to Combat Infectious and Neglected Diseases

Memória

O Coletivo do Fórum teve uma perda significativa no ano de 2020 com a morte de Moacir Zini [https://www.facebook.com/fsbein/posts/1067178233729080]. Ele foi uma das lideranças importantes no enfrentamento das doenças negligenciadas no Brasil, fundador da Associação Brasileira de Portadores de Leishmaniose (ABRAP-Leish) [https://www.facebook.com/MoaZini/] [https://www.ipirangadonorte.mt.leg.br/ipiranga-do-norte-tera-associacao-de-portadores-de-leishmaniose], a primeira no Brasil [https://www.dndial.org/2018/comunicacao-e-informacao/noticias-dndi/rumo-a-criacao-da-primeira-associacao-de-pacientes-de-leishmaniose/]. Conviveu com a leishmaniose por mais de duas décadas e esteve presente desde a primeira edição do Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas. Moacir partiu deixando saudades e um legado de luta a ser continuado por todos nós.

Seguem algumas matérias das quais Moacir Zini participou:

http://www.morhan.org.br/noticias/2398/lancada_a_associacao_brasileira_de_portadores_de_leishmaniose

https://noticias.r7.com/saude/pacientes-de-doencas-esquecidas-relatam-momentos-de-sofrimento-e-dor-minha-defesa-e-o-grito-11062016

https://oglobo.globo.com/sociedade/leishmaniose-doenca-do-abandono-22927384