Notícias

Inscrições abertas para o Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022

Este ano, o prêmio contempla trabalhos realizados por universitários de cursos de Comunicação. Inscrições seguem até o dia 25 de outubro

08/08/2022

width=350Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, que busca reconhecer produções da mídia nacional sobre os diversos aspectos que envolvem a hanseníase e outras doenças tropicais negligenciadas (DTNs). Além da categoria profissional, a edição de 2022 traz uma categoria específica para trabalhos realizados por estudantes universitários de cursos de Comunicação, incluindo Jornalismo, Cinema, Rádio e TV.

O objetivo é estimular a disseminação de conteúdos que contribuam para o enfrentamento da hanseníase e o combate ao preconceito relacionado à doença no Brasil, país que concentra o segundo maior número de casos em todo o mundo.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 02 de agosto e se estendem até o dia 25 outubro de 2022 por meio de formulário online. Poderão concorrer ao prêmio trabalhos publicados no período de 20 de agosto de 2021 a 25 de outubro de 2022, conforme os termos do edital para seleção dos materiais.

Categorias

Na categoria profissional, a premiação reconhece trabalhos de jornalistas e outros profissionais de imprensa em cinco subcategorias: jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo, radiojornalismo, além de uma subcategoria especial voltada para abordar os “Impactos da Pandemia de Covid-19 no combate às DTNs” em diferentes formatos.

Já na categoria universitária, estudantes de graduação de Jornalismo, Cinema, Rádio e TV concorrem com produções em qualquer formato que abordem as doenças tropicais negligenciadas, seja de forma ampla ou direcionada a uma das DTNs prioritárias na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS): hanseníase, dengue, chikungunya, doença de Chagas, esquistossomose, malária, tracoma, leishmanioses, filariose linfática, entre outras.

Serão premiados os primeiros colocados de cada subcategoria profissional, que receberão a quantia de R$ 2 mil. Na categoria universitária, o primeiro será premiado com a quantia de R$ 1mil.

O prêmio é uma iniciativa da NHR Brasil, organização social que apoia projetos de combate à hanseníase no País desde a década de 1990. Com atuação em áreas de alta endemicidade para a hanseníase, a organização empenha esforços para a quebra de transmissão da doença com abordagens integradas de prevenção de deficiências, desenvolvimento inclusivo e redução do estigma.

Os vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo serão anunciados no dia 13 de novembro 2022, durante cerimônia de abertura do 57º Congresso MedTrop, organizado em parceria da NHR Brasil com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). O evento será realizado presencialmente em Belém (Pará), com transmissão ao vivo plataforma virtual MedTrop Play.

Confira o regulamento e acesse o formulário de inscrição:

? Edital – Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022

? Formulário de Inscrição – Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022