_destaque, Notícias

Medtrop 2018 começa neste domingo (02/09)

24/08/2018

width=400Tem início neste domingo (02/09), o 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco até o dia 5 de setembro. Com o tema “Doenças transmissíveis, predição e desafios para o enfrentamento de novas e velhas epidemias”, o encontro reunirá cerca de três mil pesquisadores do Brasil e de outros países para debater os desafios das doenças tropicais no mundo.

Na programação, 42 mesas-redondas, 21 palestras e 11 conferências magnas. Nesses espaços, a comunidade científica apresentará pesquisas e estudos voltados a vencer, entre outros desafios, o das arboviroses e demais doenças endêmicas transmitidas por mosquitos. Associado ao tema das doenças transmissíveis, serão discutidas as questões de condições de vida e a falta de saneamento, que interferem na transmissão das enfermidades. De acordo com o presidente do Medtrop, Sinval Brandão Filho, que é também diretor da Fiocruz Pernambuco, “as condições precárias de saneamento favorecem diretamente a incidência e transmissão da maior parte destas doenças, chamadas hoje de doenças tropicais de populações negligenciadas”.

Com ênfase especial para essas populações, o pré-congresso promoverá o Fórum de Doenças Negligenciadas, e minicursos sobre diversos temas. No Medtrop, os pesquisadores poderão acompanhar ainda os eventos satélites, que ocorrerão simultaneamente ao evento: Reunião de Pesquisa Aplicada em Chagas e Leishmaniose, o ChagasLeish 2018; Reunião Nacional de Pesquisa em Malária; Workshop da Rede de Tuberculose e o Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais, o Entomol7_SOVE Brazil.

APLICATIVO – Toda a programação do 54º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical pode ser conferida pelo aplicativo Medtrop 2018, que pode ser baixado para Android e IOS. A ferramenta dá acesso à programação filtrada por categorias, como o Programa do Congresso, resumos dos temas livres orais e e-posters, atividades pré-congresso, programação cultural e social, Cine Medtrop, e as informações das quatro reuniões satélites, entre outros dados. Também estão disponíveis orientações aos participantes e autores de trabalhos, dicas de turismo em Pernambuco e de meios de transporte. As informações também podem ser obtidas pelo site www.medtrop2018.com.br.…