Notícias

NHR Brasil promove prêmio de jornalismo para reportagens sobre hanseníase

07/05/2018

A primeira edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo abre as inscrições para receber reportagens da imprensa brasileira sobre a hanseníase. Até o dia 30 de junho, notícias e materiais jornalísticos veiculados em jornais, revistas, portais online, rádios e emissoras de televisão poderão ser enviados para concorrer às premiações. O objetivo é reconhecer e estimular produções de qualidade sobre a doença no Brasil e dos diversos aspectos relacionados, como diagnóstico, transmissão, políticas públicas e estigma.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 5 de maio, conforme termos do edital disponível no site www.nhrbrasil.org.br. Poderão concorrer ao prêmio materiais lançados entre 1º de janeiro de 2017 e 20 de junho de 2018, concorrendo em quatro categorias: jornais e revistas, mídia online, rádio e TV. Serão analisadas a abordagem, diversidade e qualidade de fontes consultadas, técnicas empregadas e aspectos éticos.

Apoiando projetos de combate à hanseníase há 24 anos no País, a NHR Brasil aposta na iniciativa para dar maior visibilidade à discussão sobre a doença. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hanseníase é um problema de saúde pública no Brasil. Foram 24,2 mil novos casos diagnosticados em 2017, conforme dados parciais apresentados pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2018. Além dos desafios para a eliminação da doença, pesam sobre as pessoas atingidas uma carga de preconceitos e dificuldades no convívio social. Um reflexo da desinformação sobre as possibilidades de tratamento e cura da doença.

O anúncio dos vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo será feito no dia 2 de setembro, durante cerimônia de abertura do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop, em parceria da NHR Brasil com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). A abertura do MedTrop será realizada em Recife e contará também com a entrega do Prêmio Jornalista Tropical, que está com inscrições abertas até o dia 30 de junho por meio do site www.medtrop2018.com.br.

Para mais informações:

Analista de Comunicação – NHR Brasil Thaís Brito

E-mail: thais@nhrbrasil.org.br Telefone: (85) 3055.4133 / (85) 98744.8724