Notícias

Retirada da disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UnB é esclarecidaRemoval of Infectious and Parasitic diseases from UnB is explained

Assunto será debatido em mesa redonda durante o 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que será realizado de 14 a 17 de junho, em FortalezaThe matter will be discussed during the 51st Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, that will take place from June 14 to 17 in Fortaleza

12/03/2015

A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UnB recebeu com grande perplexidade a notícia publicada no site da SBMT intitulada: UnB extingue obrigatoriedade de disciplina sobre Doenças Tropicas e gera polêmica, pois considera que algumas afirmações realizadas por respeitados professores da área de Medicina Tropical não condizem com a realidade do que vem ocorrendo, de forma ampla, irrestrita e democrática, com os vários segmentos que compõem a comunidade da Faculdade de Medicina, qual seja a discussão sobre a renovação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UnB e da nova matriz curricular, que foram recentemente aprovadas, por unanimidade, no Conselho Pleno da Faculdade de Medicina – composto por todos os docentes efetivos da Faculdade de Medicina, representantes dos discentes e do seu corpo técnico-administrativo, e referendadas por instâncias superiores da Universidade de Brasília (Câmara de Ensino de Graduação), portanto essa nova proposta curricular não reflete a opinião ou a expertise de um pequeno grupo de especialistas em ensino médico, mas, além disso, espelha a participação ativa e efetiva de toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UnB – e que está expressa no documento tornado público em 13 de março do corrente ano no portal da Faculdade de Medicina da UnB [www.fm.unb.br] e que, com grande satisfação, encaminho em anexo à essa mensagem.

Na nova matriz curricular proposta não há extinção de conteúdos obrigatórios (essenciais à formação qualificada de médicos), mas sim há renovação e aprimoramento do ensino em várias áreas médicas.

No que diz respeito às doenças infecciosas e parasitárias, o conteúdo ministrado continuará de caráter obrigatório (por ser absolutamente essencial para composição de um perfil de egresso que atuará no Brasil e previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UnB), seu desenvolvimento far-se-á de forma ampliada e integrada para as esferas da Medicina da Família e Comunidade e de Urgência e Emergência, bem como junto à Atenção à Saúde.

Os conteúdos relativos à doenças infecciosas e parasitárias continuarão sendo obrigatórios, porém não estarão apenas em uma caixinha específica, mas e sim, integrados com outras disciplinas obrigatórias. A equipe responsável pela implementação dessa tarefa será composta por docentes herdeiros da nobre tradição do Núcleo de Medicina Tropical da UnB, que sempre prezou, e continuará empenhada, pelo ensino dessas doenças no seu contexto social, humano e ético, extrapolando a usual e restrita abordagem biológica.

O caminho democraticamente escolhido para servir de percurso curricular, pela comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina, necessitará de acompanhamento pelas sociedades acadêmicas, sociedades de especialistas e pela sociedade civil organizada e não organizada, cujas opiniões e percepções serão de grande valia para o enriquecimento constante dessa nossa proposta. Essa participação, certamente será sempre bem-vinda como parte de uma interlocução qualificada e propositiva com o ambiente externo à universidade. No entanto, ela só renderá frutos se partir do reconhecimento tácito por todas as partes da absoluta necessidade do respeito pleno ao exercício autônomo das prerrogativas de cada um dos atores do processo.

Reconhecemos que muitos serão os desafios no futuro que rapidamente se avizinha, trilharemos um árduo caminho nessa nova trajetória curricular proposta, que de certa forma avança na contramão daquilo que é vertical e autocraticamente determinado e que privilegia plenas condições de diálogo na nossa Escola Médica, portanto necessitaremos da efetiva ação de vários atores (internos e externos) e de interlocutores para que possamos consolidar a manutenção de nossa tarefa inerente e precípua – continuar formando médicos qualificados e preparados para o atendimento das necessidades de saúde da sociedade brasileira.

Endosso por completo a nota de esclarecimento (em anexo) emitida pelos professores Gustavo Adolfo Sierra Romero (coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UnB) e Elza Ferreira Noronha – ambos docentes responsáveis pelos conteúdos de doenças infecciosas e parasitárias no curso de Medicina da UnB. E outrossim, solicito que esse esclarecimento que presto e a Nota em epígrafe seja divulgados no portal da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical com o mesmo destaque (portanto na página inicial) que foi dado à notícia publicada nesse mesmo portal e citada no início desse e-mail, para que a comunidade seja melhor esclarecida sobre os aludidos comentários expressos naquela notícia.

Certos da melhor compreensão do trabalho acadêmico e democrático realizado no âmbito da Faculdade de Medicina, mormente no que concerne à Medicina Tropical Brasileira, aguardamos o pronto deferimento da presente solicitação e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que seja considerados necessários.

Clique aqui e leia o documento Sobre currículos, modo de fazer e as necessidades da população brasileira: uma reflexão sobre o ensino das doenças infecciosas e parasitárias na Universidade de Brasília na íntegra

Clique aqui e confira o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília

Saudações acadêmicas.

Prof. Dr. Paulo César de Jesus

Diretor da Faculdade de Medicina Universidade de Brasília

The academic community at the UnB Medical School was perplexed to read the article entitled UnB ceases do require subject about Tropical Diseases and causes controversy, since they consider some of the statements by renowned professors from the Tropical Medicine field do not adequately depict the reality of what has happened in a democratic, broad and unrestricted way, in several sectors that compose the Medical School, whichever may be the discussion on the Pedagogical Project of the Medicine Course of the UnB (Graduation Lecturing Chamber) renewal, therefore this new curricular proposal does not reflect the opinion or expertise of a small group of medical experts, but, above all, mirrors the active and effective participation of all academic community from the UnB Medical School – which is expressed in a public document from March 13 of the present year in the UnB Medical Schools website[www.fm.unb.br], which I forward attached to this message.

The new subject table does not extinct obligatory contempt (essential for the qualified formation of physicians), but a renewal and enhancement in several medical fields.

Regarding the infectious and parasitic diseases, the subject will remain obligatory (since it is essential to compose the profile of a physician that will work in Brazil and mentioned in the UnB Medical School Pedagogical Project), its development will be enhanced and integrated to the Family and Community Medicine, Urgency and Emergency as well as Health Attention spheres.

The contempt that approaches infectious and parasitic diseases will remain obligatory, however, will not be in a specific box, but integrated to other obligatory subjects. The team in charge of implementing this task will be composed by teachers heirs of the noble traditional of the UnBs Tropical Medicine Center, which has always honored, and will remain committed to the lecture of these diseases in their social, human and ethical contexts, overcoming the usual and restricted biological approach.

The democratically chosen path to serve as guide to the Medical Schools academic community will demand monitoring from the expert academic societies and organized and unorganized civil society, whose opinions and perceptions will be greatly valued for the constant growth of our proposal. This participation will always be welcome as part of a qualified and prepositive dialog with the environment outside of the university. However, it will only bear fruits if set off from the tacit knowledge from all parts of the absolute need for full respect to the autonomous exercise of the role of each one of the process actors.

We understand that there are still many challenges to come, and we will guide ourselves though arduous paths in this proposed curricular trajectory, which somehow advances against all that is vertical and autocratically determined and that favors full dialog conditions in our Medical School, therefore, we will need the effective action of several actors (internal and external) and interlocutors so we can consolidate the maintenance of our inherent and principle goal to keep forming qualified  and well prepared physicians to satisfy the health issues of the Brazilian society.

I fully endorse the clarification notice (attached) by professors Gustavo Adolfo Sierra Romero (coordinator at the UnB Medical Schools Tropical Medicine Center) and Elza Ferreira Noronha – both professors in charge of the infectious and parasitic diseases lecturing in the Medicine course of the UnB. Moreover, I request this clarification notice and subject above to be disclosed in the portal of the Brazilian Society of Tropical Medicine with the same emphasis (therefore in the first page) as the original notice and quoted at the beginning of this e-mail, so the community can be better informed about the comments contained in that article.

Sure of the better comprehension of the academic and democratic work conducted at the Medical School, given what concerns the Brazilian Tropical Medicine, we look forward for the acceptance of this request and put ourselves at service for any further clarifications made necessary.

Click here to read the About resumes, so to do and the needs of the population: a reflection on the teaching of infectious and parasitic diseases at the University of Brasilia in full
Click here and check out the pedagogical project of the Graduate Course in Medicine, Faculty of Medicine, University of Brasilia

Academic greetings

Prof. Dr. Paulo César de Jesus

Director of the Brasilia Univeristy Medical School