Notícias

Site da SBMT bate recorde de acessosSBMT site gets record number of accesses

10/12/2012

recorde-de-acessos-sbmt

A qualificação do conteúdo é uma estratégia de comunicação que incentiva a navegação em busca de informações, aproximando cada vez mais os associados aos serviços da SBTM

No último dia 20 de novembro, o site da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) alcançou o maior número de acesso desde a estreia do portal, registrando 300 visitas em um único dia. O primeiro pico foi no dia 15 de março de 2012, com 232 visitas no dia.

O site da SBMT vem crescendo muito desde o ano passado. Isso foi demonstrado por meio de um relatório do Google Analytics, que comparou o número de acessos ao portal entre 2011 e 2012. A análise foi realizada entre 5 de maio e 22 de novembro de 2011 e o mesmo período de 2012. Os números mostram que, no período analisado, 7649 pessoas acessaram o portal. O professor Valdir Sabbaga Amato, médico responsável pelo ambulatório de leishmanioses da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), acredita que o alto índice se deve a completa reformulação pela qual passou o site, trazendo novas seções e maior interatividade.

Dr. Valdir lembra ainda que com a modernização do portal foi possível oferecer aos sócios facilidades como o pagamento da anuidade por boleto e cartão/boleto. “Além disso, atualmente estão disponíveis no site conteúdos mais atrativos, com notícias atualizadas sobre diversos assuntos relacionados à Medicina Tropical, informações sobre eventos nacionais e internacionais, bem como o chat com o especialista e a seção Você Repórter”, destaca ao dizer que está feliz com o sucesso de um projeto que foi iniciado e hoje cresce progressivamente.

As redes sociais também são ferramentas apontadas como responsáveis pelo crescente número de visitas ao portal. “Uma das grandes vantagens das redes sociais é permitir o compartilhamento, isso aumenta e facilita o acesso das pessoas aos conteúdos”, observa a jornalista e assessora de imprensa da SBMT Denise de Quadros, ao complementar que a tradução para o inglês também resultou na expansão do site da SBMT, inclusive, com visitas internacionais.

A qualificação do conteúdo é uma estratégia de comunicação que incentiva a navegação permanente em busca de informações, aproximando cada vez mais os associados aos serviços da SBTM. O responsável pelo portal, Rômulo Villela Ponte, sustenta que o crescimento seja por conta dos diversos fatores citados. “Podemos dizer que os usuários da SBMT estão começando a ter uma cultura de acesso, ou seja, estão se acostumando a entrar cada vez mais para ver as novidades e ficar por dentro desse mundo”, frisa.

Villela garante que o investimento em conteúdo exclusivo é primordial para o sucesso de um site. “Não só isso, mas a forma com que ele é apresentado e os meios de propagação desse conteúdo também ajudam na divulgação do portal”, ressalta. Segundo ele, como todo projeto, o nosso também precisa cada vez mais ir se aperfeiçoando, melhorando a cada dia. “Mas adianto que estamos no caminho certo”, comemora.

Newsletter complementa a interação com o público
O site é uma das principais ferramentas de comunicação da SBMT. A ele, foi agregada a newsletter da SBMT – que viabiliza a interação, o contato direto com seus associados. Ela traz reportagens e entrevistas sobre temas atuais da Medicina Tropical, sejam ligados às doenças infecciosas e parasitárias ou às doenças tropicais não infecciosas, inclusive as de causas externas, como a pobreza, a violência nas favelas e os acidentes de moto nas cidades tropicais.

A jornalista Denise de Quadros, explica que os temas a serem abordados na newsletter são escolhidos de acordo com a relevância, levando em conta o novo conceito de Medicina Tropical defendido pela SBMT, que está além da parasitologia tropical aplicada.

Além das matérias, na seção “Agenda” os leitores ficam atualizados sobre os eventos importantes ligados à Medicina Tropical. O que também ocorre na seção “MedTrop World” que traz à discussão questões, problemas tropicais, vistos sob a ótica da imprensa, fornecendo outra dimensão da gravidade das doenças tropicais. “Estamos em uma fase de transição entre a antiga e a nova ‘Medicina Tropical’, sendo necessário mudar paradigmas, rever conceitos. A newsletter permite isso, promovendo discussões, mostrando pontos de vista, dando visibilidade a esses novos problemas tropicais”, esclarece.

A assessora de imprensa detalha que a newsletter chega mensalmente às pessoas que cadastram seu email no site. A newsletter é disparada todo dia 15 de cada mês. De acordo com Rômulo Villela, a primeira newsletter foi enviada a 819 emails cadastrados. “Em 1 ano esse número foi crescendo e agora temos mais de 2 mil emails cadastrados. Ou seja, tivemos um aumento de mais de 200% em apenas 1 ano”, completa.

 

recorde-de-acessos-sbmt

The qualification of the content is a communication strategy that encourages browsing in search of information, bringing members increasingly close to the SBTM services

On November 20, the website of the Brazilian Society of Tropical Medicine (SBMT) achieved its highest number of visits since the debut of the portal, recording 300 hits in a day. The first peak was on March 15, 2012, with 232 visits in a day.

The SBMT site has been growing since last year. This was demonstrated through a Google Analytics report, which compared the number of accesses to the portal between 2011 and 2012. The analysis was carried out between May 5 and November 22, 2011 and for the same period of 2012. The figures show that, in the analyzed period, 7,649 people accessed the portal.   Professor Valdir Sabbaga Amato, the physician responsible for the leishmaniasis oupatients clinic, at the Clinic of Infectious and Parasitic Diseases, Clinical Hospital, University of São Paulo (USP), believes that the high rate is due to the complete makeover of the site, which created new sections and greater interactivity.

Dr. Valdir also noted that the modernization of the portal has provided facilities such as members being able to make their annuity payment by bank card/billet. “Furthermore, currently more attractive content is available on the site, with updated news on various topics related to tropical medicine, information about national and international events, as well as chat with the specialist and the section You Reporter”, he says, happy with the success of a project that has been continuously growing since it began.

Social networks are also tools responsible for the growing number of visitors to the portal. “One of the great advantages of social networks is that they allow sharing, which increases and facilitates access to the content”, says journalist and SBMT publicist Denise de Quadros, who adds that the English translation also resulted in the expansion of the SBMT Site, which now gets international visits.

The qualification of the content is a communication strategy that encourages continuous navigation in search of information, bringing members increasingly in touch with SBTM services. The person in charge of the portal, Rômulo Ponte Villela, argues that growth is due to several factors. “We can say that users of SBMT are beginning to develop the habit of visiting the website to check the news and update themselves on what is going on”, he says.

Villela ensures that the investment in exclusive content is paramount to the success of a website. “Not only that, but the way it is presented and the means of spreading that content also help in spreading news about the portal”, he says. According to him, like every project, ours also needs to keep improving, getting better every day. “But I think we are on the right track”, he says.

Newsletter complements interaction with the public
The site is one of the main communication tools of SBMT. The newsletter section enables interaction, direct contact with its members. Its reports and interviews on current issues of Tropical Medicine are related to infectious and parasitic diseases or non-infectious tropical diseases, including external causes, such as poverty, violence in the slums and motorcycle accidents in tropical cities.

The journalist Denise de Quadros explains that the topics to be covered in the newsletter are chosen according to relevance, taking into account the new concept advocated by SBMT Tropical Medicine, which goes beyond “applied tropical parasitology”.

In addition to the materials in the “Agenda”, readers are brought up-to-date on important events related to Tropical Medicine. This also occurs in “MedTrop World”, which discusses issues, tropical problems, seen from the perspective of the press, providing another dimension of the severity of tropical diseases. “We are in a transition phase between the old and new ‘Tropical Medicine’, and we need to change paradigms and review concepts. The newsletter promotes discussions, shows points of view, gives visibility to these new tropical issues” she explains.

Denise explains that the newsletter is sent each month to people who register their email on the site. The newsletter is sent out on the 15th of each month. According to Rômulo Villela, the first newsletter was sent to 819 registered emails. “In one year that number has grown and we now have most 2,000 registered emails. That is, we have had an increase of over 200% in just one year”, he adds.