Notícias

The Brazilian Ministry of Health launched, on the afternoon of last Monday (27/02) the “National Movement of Vaccination”, aimed to regain Brazil`s high vaccination rates.

.

27/02/2023

Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas.

O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Dr. Julio Croda, ressaltou a importância dessa iniciativa como estratégia para reforçar a importância da vacinação como a principal ação de prevenção de agravos, ampliando o acesso à atenção primária em saúde.

A iniciativa visa mobilizar toda população para que o Brasil volte a ser referência em altas coberturas vacinais, cujo os índices caíram nos últimos anos.

“As campanhas meramente informativas não tem garantido a cobertura vacinal desejada. Assim, se fazem necessárias ações que envolvam diferentes atores sociais e que esclareçam a população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas, bem como a reintrodução de vírus já erradicados. Neste sentido, o componente educativo é fundamental”, destacou o Dr. Croda.

Essa ação é uma das prioridades do governo federal para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do País.