
O porquê do 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical em Maceió
25/10/2015
Chegamos a acreditar que o estudo da Medicina Tropical perderia o sentido uma vez que todos os problemas dos trópicos estariam resolvidos, entretanto, não é isso que estamos assistindo. Doenças antigas estão ressurgindo, novas estão aparecendo, algumas delas com nomes de difícil pronúncia e continuamos ainda com aquelas resultantes da pobreza. A Medicina Tropical cresceu não ficando somente nas doenças tropicais, mas também com agravos associado à transição demográfica, mudanças climáticas e doenças, acidentes de transito, violência entre outros que não podemos virar as costas, pois atinge os países tropicais de modo acentuado e devem fazer parte de nossas discussões.
O estado de Alagoas como um dos estados mais pobres da federação também faz parte desse contexto sofrendo com doenças antigas, novas, e persistentes agravos à saúde e hoje também padecendo de recursos financeiros.
Pela primeira vez a cidade de Maceió estará sediando um Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop 2016, estamos ansiosos e motivados para esse intento esperando que nosso evento seja de qualidade e alegre como nossa cidade é conhecida como “Cidade Sorriso”. Temos a convicção que os participantes ficarão maravilhados com o Centro de Convenções, rede hoteleira, aeroporto, transportes e nossas praias que são nossos maiores cartões postais.
Até 21 de agosto de 2016, Um grande abraço a todos.
Fernando de Araújo Pedrosa
Presidente do MedTrop 2016
…