Notícias

O porquê do 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical em Maceió

25/10/2015
MaceióTivemos nas últimas décadas uma importante modificação no perfil das doenças tropicais em nosso país. Os grandes avanços foram resultantes do incremento da vacinação quando conseguimos eliminar algumas doenças ou reduzi-las a números muito baixos; os antibióticos e quimioterápicos contribuíram para o melhor controle de outras enfermidades; e as melhorias sanitárias também têm participado desse processo mesmo considerando que muito ainda falta ser feito nesse item para que possamos ter 100% de água potável, de esgotamento sanitário e coleta de lixo com adequado destino.
Chegamos a acreditar que o estudo da Medicina Tropical perderia o sentido uma vez que todos os problemas dos trópicos estariam resolvidos, entretanto, não é isso que estamos assistindo. Doenças antigas estão ressurgindo, novas estão aparecendo, algumas delas com nomes de difícil pronúncia e continuamos ainda com aquelas resultantes da pobreza. A Medicina Tropical cresceu não ficando somente nas doenças tropicais, mas também com agravos associado à transição demográfica, mudanças climáticas e doenças, acidentes de transito, violência entre outros que não podemos virar as costas, pois atinge os países tropicais de modo acentuado e devem fazer parte de nossas discussões.
O estado de Alagoas como um dos estados mais pobres da federação também faz parte desse contexto sofrendo com doenças antigas, novas, e persistentes agravos à saúde e hoje também padecendo de recursos financeiros.
Pela primeira vez a cidade de Maceió estará sediando um Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop 2016, estamos ansiosos e motivados para esse intento esperando que nosso evento seja de qualidade e alegre como nossa cidade é conhecida como “Cidade Sorriso”. Temos a convicção que os participantes ficarão maravilhados com o Centro de Convenções, rede hoteleira, aeroporto, transportes e nossas praias que são nossos maiores cartões postais.
Até 21 de agosto de 2016, Um grande abraço a todos.
Fernando de Araújo Pedrosa
Presidente do MedTrop 2016