Notícias

Pesquisadora da Fiocruz PE na Time 100

Única brasileira entre as dez personalidades mais influentes da ciência

10/04/2017

time-100-2017-celina-turchiA pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Celina Turchi foi escolhida uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time. Essa aguardada lista de cem personalidades é escolhida anualmente e celebrada com um jantar de gala, que reúne pessoas de destaque na política, tecnologia, ciências, filantropia, mídia, negócios e entretenimento. O evento será na próxima terça-feira (25/04), no Jazz at Lincoln Center, em Nova Iorque.

Reconhecida no ano passado pela revista científica Nature como uma das dez personalidades mais influentes da ciência – única brasileira a constar nesta listagem – Celina recebeu em março o prêmio Faz Diferença, na categoria Personalidade do Ano, do Jornal O Globo, ao lado da médica paraibana Adriana Melo. Recebeu também em março a Medalha do Mérito Heroínas do Tejucupapo, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Pernambuco, entre outras premiações.

Natural de Goiás, Celina tem 64 anos, é médica e PhD em epidemiologia das doenças infecciosas. Coordena o Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), que desenvolve o primeiro estudo caso-controle relacionando o vírus zika com essa doença. O Merg é formado por cerca de 30 pesquisadores oriundos da Fiocruz PE, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Fundação Altino Ventura, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

 

Confira a matéria no link: http://time.com/collection/2017-time-100/4742680/celina-turchi/