Oportunidades

Pós-doutorado em Epidemiologia Molecular da Malária com Bolsa da FAPESP

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado em Epidemiologia Molecular com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 22 de dezembro de 2017, com data de inicio em abril de 2018 e duração mínima de 24 meses (e máxima de 48 meses).

20/09/2017

A vaga está vinculada ao Projeto Temático “Bases científicas para a eliminação da malária residual na Amazônia brasileira”, coordenado pelo Prof. Marcelo Urbano Ferreira. Este projeto tem suas atividades de campo realizadas no Vale do Juruá, estado do Acre, que concentra 20% dos casos de malária registrados no Brasil. Visa a testar a hipótese de que os portadores assintomáticos de infecção contribuem decisivamente para a manutenção da malária residual, constituindo-se em um alvo essencial para as estratégias de controle. O bolsista, sediado em São Paulo (com estágio sanduíche previsto na Escola de Saúde Pública de Harvard, sob a orientação da Profa. Marcia Caldas de Castro), receberá amplo treinamento em gerenciamento e análise de dados epidemiológicos e em análise espacial e será responsável pela criação e gerenciamento de banco de dados, a análise estatística e espacial desses dados e contribuirá decisivamente para a redação de relatórios e artigos. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto envolvem o uso de diversos métodos estatísticos para descrever padrões espaço-temporais de prevalência e incidência de malária na área de estudo, bem como dados de genotipagem molecular e sequenciamento genômico de parasitos.

São pré-requisitos para a vaga: título de doutor em área correlata ao projeto (por exemplo, Epidemiologia, Saúde Pública, Parasitologia, Estatística); experiência em projetos envolvendo análise epidemiológica; domínio de programas de análise estatística como Stata e R; conhecimentos básicos de programação; domínio da língua inglesa (escrita e falada) e do português ou espanhol. Disponibilidade para viagens (realização de trabalho de campo no estado do Acre) e experiência com métodos moleculares de genotipagem e sequenciamento genômico são desejáveis.

Os interessados devem enviar e-mail para muferrei@usp.br, contendo curriculum vitae (CV Lattes ou equivalente), carta de apresentação justificando o interesse na vaga e contatos (nome, instituição, telefone e e-mail) de dois a três pesquisadores que possam dar informações sobre o candidato.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.…