Notícias

Presidente eleito da SBMT visita instituições governamentais parceiras em busca de maior aproximação

bjetivo da visita foi interagir mais com os parceiros que discutem os vários problemas relacionados ao tema doenças tropicais e que têm grande relevância no âmbito da saúde pública

30/08/2017
width=398

Vice-presidente da SBMT Dr. Gustavo Romero aproveitou para lembrar que a ideia para o congresso de Pernambuco é unir todos os esforços para um evento com dimensão maior, que seja único durante o ano e que abranja todas as doenças

A atual diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), eleita durante o 53º MedTrop, realizado em Cuiabá (MT), entre 27 e 30 de agosto, em visita a parceiros governamentais realizada no dia 13 de setembro buscou uma maior aproximação com os principais interlocutores no tema Medicina Tropical. O presidente Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, acompanhado pelo vice-presidente Dr. Gustavo Romero e pelo Dr. Pedro Tauil, ex-presidente da SBMT, esteve na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e no Ministério da Saúde (MS).

“O objetivo da visita foi buscar interagir mais com os parceiros da SBMT na gestão que se inicia visando discutir uma pauta comum dos vários problemas de saúde pública relacionados ao tema doenças tropicais e que têm grande relevância na atuação destas instituições parceiras”, explicou o presidente. Na OPAS, Dr. Sinval relembrou da realização de cinco encontros dos países do Cone Sul realizados no passado durante os congressos anuais da SBMT em parceria com a OPAS, em que estiveram presentes colegas do Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai para debaterem assuntos como leishmaniose, doença de Chagas, entre outros. “A OPAS é uma parceira de muitos anos, não só nas questões bilaterais, mas também junto ao Ministério da Saúde e suas secretarias, como a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). Além disso, a Organização, ao longo de vários dos nossos congressos, vem sugerido temas a serem discutidos”, acrescentou.

Em relação ao 54º MedTrop que será realizado em Recife (PE), de 2 a 5 de setembro de 2018, o presidente da SBMT adiantou que acontecerão como eventos satélites ao congresso e já estão confirmadas a reunião Chagas-Leish, a reunião de pesquisa em malária, a rede TB (tuberculose) e o simpósio Entomol-SOVE Brazil, sobre vetores de doenças tropicais. O congresso também terá uma ênfase importante na discussão de diversos temas relacionados às arboviroses (zika, dengue, chikungunya) durante os quatro dias do evento. O representante da OPAS se mostrou bastante animado ao dizer que este tema coincide com o trabalho que a Organização desenvolve no Brasil e no continente. “A SBMT é um importante parceiro que ajuda a dar continuidade ao que fazemos”, frisou o doutor Molina ao elogiar a delicadeza da atual diretoria em realizar a visita estreitando ainda mais os laços de apoio.

No Ministério da Saúde, a diretoria foi recebida pelo Secretário Executivo Antônio Carlos Figueiredo Nardi, ocasião em que reafirmou a parceria com os novos gestores eleitos. “Essa parceria é extremamente importante, primeiro devido à afeição que tenho pela área, mas, além disso, vejo a questão das endemias que hoje perpassam todas as secretarias do Ministério, todas as áreas têm algum tipo de prospecção”, ressaltou ao complementar que quando se fala em Medicina Tropical, as pessoas imediatamente reportam ao Aedes ou malária, quando se faz necessário realizar um apanhado geral de todas as doenças relacionadas ao tema, em especial às transmitidas por vetores.

Durante as visitas, o vice-presidente da SBMT Dr. Gustavo Romero aproveitou para lembrar que a ideia para o congresso de Pernambuco é unir todos os esforços de trabalho, recursos humanos e financeiros para um evento com dimensão maior, que seja único durante o ano e que abranja todas as doenças (Chagas, malária, leishmaniose, tuberculose, saúde do viajante), sendo possível desta forma maximizar a participação das pessoas, congregando maior número de participantes, ampliando as possibilidades de interação dos grupos, bem como mobilizar os inscritos para fazerem oficinas pré-congresso e ainda possibilitar a abertura de intercâmbios.

“As visitas foram bastante proveitosas. Conseguimos colocar a SBMT à disposição dos parceiros governamentais para discutir todo o temário neste momento agudo da crise das arboviroses e também considerar todo o contexto das doenças negligenciadas que vem representando um novo desafio”, concluiu o Dr. Sinval.…