Notícias

Representantes da SBMT e da REDE-TB discutem panorama das doenças transmissíveis no Ministério da Saúde

Os representantes do governo adiantaram que há expectativa para a reedição do edital ainda neste ano e também anunciaram que haverá um aporte para doenças negligenciadas, para tuberculose e para malária

10/04/2019

width=450O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, juntamente com o vice-presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, Dr. Pedro E. Almeida da Silva, o Dr. Afrânio Kritski, membro do Conselho Consultivo da Área de Interação Governo e Relação Internacionais, o Tesoureiro e Coordenador de Recursos Humanos, José Roberto Lapa, esteve reunido no Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/MS) na tarde desta terça-feira (09/04) para solicitar a reedição do edital de Pesquisa em Doenças Negligenciadas, cuja última edição foi em setembro de 2012. Na ocasião, os representantes das entidades enfatizaram a importância e a necessidade desta ação.

Os representantes do governo adiantaram que há expectativa para a reedição do edital ainda neste ano e também anunciaram que haverá um aporte para doenças negligenciadas, para tuberculose e para malária.

As doenças tropicais e a tuberculose são consideradas doenças negligenciadas devido ao fato que os países em alto grau de desenvolvimento e os grandes laboratórios farmacêuticos em geral não investirem recursos nas pesquisas sobre novos métodos diagnósticos e novas terapias, haja vista que tais doenças são pouco prevalentes em suas regiões. Compete assim, aos países onde tais doenças são endêmicas e de alta prevalência investirem seus recursos em pesquisas, para que novos métodos e formulações terapêuticas sejam desenvolvidos, avaliados e transferidos para uso no SUS em atendimento às populações mais afetadas, que em sua maioria são compostas por pessoas com vulnerabilidade social.

A SBMT e a REDE-TB são entidades com a missão de representar a comunidade pesquisadores e trabalhadores em vigilância em saúde visando o desenvolvimento de estudos e de debates em seus congressos e reuniões científicas para o enfrentamento das doenças negligenciadas prevalentes no Brasil, através da geração do conhecimento em pesquisa aplicada e translacional e da formação de profissionais em epidemiologia para o fortalecimento da vigilância em saúde.…