Obituário

SBMT lamenta perda do professor Fernando Martins

O Centro de Informação em Saúde para Viajantes (CIVES) idealizado pelo Prof, Fernando Martins inspirou a criação do Núcleo de Medicina do Viakjante do INstituo de Infectologia Emílio Ribas

14/06/2022

width=349

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do trabalho Dr. Fernando Martins.

O professor sempre teve ideias inovadoras, foi o pioneiro na prática de Medicina de Viagem no Brasil. Teve a iniciativa da com a criação, em 1997, do primeiro centro especializado em medicina de viagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,), e no Brasil.

Ele materializou o conceito de que viajantes representam população sentinela para introdução de novos agravos e agentes e reemergentes e que marcam a saúde pública de uma região, país, continente e mesmo o mundo como vemos com pandemia pêlo SARS-COV-2, a epidemia de Zika virus, CHIKV e mais recentemente a varíola de macacos.

O CIVES idealizado pelo Prof, Fernando Martins inspirou a criação do Núcleo de Medicina do Viakjante do INstituo de Infectologia Emílio Ribas!

A presidência, diretoria e colaboradores da SBMT se solidarizaram com seus familiares, reiterando o voto de pesar por essa prematura perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados ao longo de sua brilhante carreira.

Nota de pesar: https://ufrj.br/2022/06/adeus-a-fernando-sergio-viana-martins/