_destaque, Notícias

Trabalhos concorrentes ao Prêmio Jovem Pesquisador são apresentados no 53º MedTrop

705 trabalhos concorreram ao Prêmio, destes 25 foram pré-selecionados

28/08/2017

O 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), que tem sua abertura oficial na noite desse domingo (27), já movimenta o Centro de Eventos Pantanal desde o início da manhã com a apresentação dos trabalhos inscritos no Prêmio Jovem Pesquisador, que contabilizou 705 concorrentes nas categorias graduação, mestrado e doutorado. O presidente da Comissão, Dr. Júlio Croda, conta que foram pré-selecionados 7 trabalhos na categoria graduação, 7 para mestrado e 11 para doutorado.

“Tivemos um aumento significativo no número de inscritos e também na qualidade dos trabalhos apresentados. Isso mostra a consolidação do nosso Prêmio como uma importante forma de incentivar jovens pesquisadores a fazerem parte da SBMT impulsionando a renovação da Sociedade”, ressalta. A edição 2016 do Prêmio totalizou 178 inscritos, destes, 20 foram pré-selecionados e cinco ficaram como finalistas. A edição de 2017 trouxe como diferencial a apresentação por categoria. O primeiro lugar (graduação, mestrado e doutorado) vai receber R$ 1.000,00.

Ainda na manhã e no decorrer da tarde foram realizados cursos Pré-Congresso que abordaram temas como: Hanseníase, Entomologia do Aedes aegypti e Aedes Albopictus, Leishmaniose Visceral, Aids, Triatomíneos, Medicina do Viajante e doença de Chagas. O 53º MedTrop traz como tema “Ambiente e Doenças Tropicais: desafios para campos e cidades” acontece até o dia 30 de agosto no Centro de Eventos Pantanal, em Cuibá (MT).

A abertura oficial do evento será as 19h, com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Carlos Chagas 2017 ao cientista que prestou grande contribuição à Medicina Tropical, além da premiação dos vencedores do Prêmio Jornalista Tropical 2017, nas categorias Impresso, TV e Online, dos vencedores do Prêmio Jovem Pesquisador, nas categorias graduação, mestrado e doutorado, e o Prêmio Young Investigators Institut Merieux/SBMT…